Existem várias causas que provocam diarreia, ocasional ou recorrente:

  • ALIMENTAÇÃO E ESTILOS DE VIDA INCORRETOS: aquilo que comemos (alimentos demasiado picantes ou gordurosos, fritos ou demasiado ricos em fibras) e como comemos (em quantidade excessiva e demasiado rápido) pode influenciar o nosso bem-estar intestinal e provocar diarreia.
  • VIAGENS: a diarreia é o distúrbio que atinge mais frequentemente os viajantes. Além de água ou alimentos contaminados, os episódios de diarreia para quem viaja (sobretudo se se visitam países quentes ou com condições higiénicas precárias), podem ser causados pelo contacto com novos tipos de bactérias ou parasitas ou pelo consumo de alimentos particularmente elaborados e picantes, diferentes dos próprios hábitos alimentares.
  • SÍNDROMES GRIPAIS: a chamada “gripe intestinal” ou gastroenterite é um problema muito comum de origem viral ou bacteriana que provoca inflamações e irritações do intestino e do estômago.
  • IBS (SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL), DIARREIA FUNCIONAL, DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS: são condições que apresentam diarreia recorrente entre os seus sintomas.
  • INTOXICAÇÕES ou INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES (à lactose e ao glúten)
  • CONDIÇÕES DE STRESS: as pressões quotidianas da vida, compromissos profissionais e escolares e eventos desportivos importantes podem ter um impacto considerável sobre o nosso bem-estar e ser uma causa que provoca diarreia.
  • INGESTÃO DE FÁRMACOS: são numerosos os fármacos que podem provocar diarreia como efeito colateral, entre os quais os mais comuns são os antibióticos, mas também as estatinas, os laxantes (quando utilizados em doses elevadas), os antiácidos com magnésio, fármacos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs), inibidores seletivos da recaptação da serotonina (Ssri).
  • ALTERAÇÕES HORMONAIS (CICLO MENSTRUAL): durante o ciclo é libertada prostaglandina, substância capaz de aumentar a motilidade intestinal, provocando diarreia e dor de estômago.

Leia atentamente as advertências e as instruções de utilização

Aboca